quarta-feira, 1 de maio de 2013

COMO ERA O LEONER-HOF

João Jorge Maurer e Jacobina Mentz Maurer, vieram morar na região do Leoner-Hof (chão, terra do Leão), ao pé do Morro Ferabraz, hoje conhecido como Mucker-Eck.
As terras de João e Jacobina iam do pé do Morro Ferrabraz (estátua de Genuíno Sampaio) até o bairro São Luíz.
Primeiramente o mato era fechado e não havia estradas, só picadas. nem todos tinham cavalos, porque eles eram muito caros naquela época.
Todos os moradores do Leoner_hof se dedicavam a agricultura, alimentando-se com o que colhiam e trocando entre si os produtos que sobravam, pois as vendas ficavam muito longe.
João também era carpinteiro, mas como esta atividade não rendia muito lucro, começou a se dedicar a homeopatia (cura pelas plantas) que aprendeu com um viajante.
como não haviam médicos na quela região, João começou a cuidar dos vizinhos, doentes, dando-lhes chás, fazendo emplastros e recomendando repouso. Suas receitas geralmente davam certo e sua fama foi se espalhando pela colônia.
Aproveitando o tempo, Jacobina lia a Bíblia e usava o hinário, tudo em alemão, interpretando-os como sabia para os doentes. Como a igeja era muito longe (na Avenida João Correa, próximo ao Laboratório Pagel, em frente a loja Lider Calçados), os colonos começaram a participar sempre das orações de Jacobina.
Os vizinhos se ajudavam, vivendo em paz, trabalhando e fazendo as suas coisas da melhor foema possível apesar do abandono e da falta de assistência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário