sábado, 27 de abril de 2013

COLONIZAÇÃO DE SAPIRANGA



Grande parte dos imigrantes alemães que vieram para Sapiranga saíram de regiões onde hoje é a alemanha. Como a vida dos alemães em sua terra natal estava difícil, eles vieram para esta região, trazendo suas famílias e seus pertences.
Para chegar até aqui, eles viajavam de veleiro durante semanas, depoisde barco ou lanchões movidos a remo e por fim caminhavam muito também.
Na Alemanha, os colonos viviam em pequenas aldeias, que tinham cerca de 400 a 600 habitantes. A casa geralmente de 2 ou 3 pisos, pois reunia a casa, o depósito de cereais, o piol, a estrbaria, o chiqueiro e o galinheiro.
A casa era assim por causa do frio muio rigoroso, que exigia este tipo de moradia para protegerem-se e protegerem os animais.
Apesar de enfrentarem muitos problemas na Alemanha, os colono enfrentaram muitas outras dificuldades aqui, pois não havia casas prontas e nem lavouras para eles trabalharem.
No dia 25 de julho de 1924 chegaram à São Leopoldo as primeiras famílias alemãs.
alguns anos mais tarde, mais ou menos em 1833, algumas famílias vieram para a egião de Sapiranga.
Em 1850 já haviam em Sapiranga 72 famílias de alemães. A primeira coisa que faziam era construir um rancho para se abrigarem. Mais tarde faziam uma casa melhor. Eles enfrentaram várias dificuldades no início, pois não conheciam a terra, não falavam português, não tinham sementes, nem ferramentas e muitos não sabiam trabalhar na plantação.
Quando as coisas melhoraram e já tinham as suas casas, os colonos plantavam e criavam animais. A maior parte da colheita era vendida em São Leopoldo ou Porto Alegre. O caminho era feito pelo Rio dos Sinos, através de lanchões, que levavam de dois à três dias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário