terça-feira, 30 de abril de 2013

RIO DOS SINOS



O Rio dos Sinos nasce nos morros de Caraá (distante 130 quilômetros de Porto Alegre) em altitudes superiores a 600 metros e percorre um percurso de cerca de 190 km, desembocando no delta do Jacuí, no município de Canoas, numa altitude de apenas 5 metros.
O Rio dos Sinos banha diversas e importantes cidades do Rio Grande do Sul (RS). É um rio muito importante para o estado, sendo o principal para o Vale do Rio dos Sinos, tendo sido por ele que os colonizadores alemães desbravaram parte do estado do Rio Grande do Sul.
O rio tem esse nome, pois é sinuoso, tendo muitas curvas.
A bacia hidrográfica do Rio dos Sinos tem uma área de 3.820 km² e envolve, total ou parcialmente, 32 municípios. Os principais afluentes do Rio dos Sinos são o rio Rolante e Paranhana, além de diversos arroios.
Em 1824 chegaram os primeiros colonizadores, com sua cultura, história e desafios. Sua ação sobre o meio ambiente da bacia foi intensa. A utilização e exploração dos recursos naturais da Bacia foram intensamente. Na virada do século, a construção da estrada de ferro na região trouxe grande impulso econômico. As oficinas artesanais evoluem para pequenas e médias empresas ligadas ao setor calçadista. São construídas represas, instalam-se parques fabris que evoluem rapidamente. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário